KM Total: 15,38
Metros subidos: 1.535 / descidos: 1.535
Tempo estimado: 5:30 a 13:30 horas
DESCRIÇÃO:
O Pico Paraná (1.877 m) é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil e destino regular de escaladores, trekkers e aventureiros locais. A formação faz parte da Serra do Mar e, portanto, está sujeita a grande influência climática do oceano Atlântico. A vegetação é típica de mata atlântica, úmida e densa. O roteiro se resume, basicamente, em subir a montanha no primeiro dia e descer no segundo dia pelo mesmo caminho. Existe a possibilidade de subir e descer no mesmo dia. A quilometragem total não é elevada, mas obstáculos naturais na trilha, com árvores caídas, raízes e pedras, dificultam bastante o deslocamento. A montanha está localizada no Parque Estadual Pico Paraná, criado em 2002, mas não oferece estrutura alguma de recepção a turistas. Em dias sem nuvens a vista alcança o litoral do estado de São Paulo e compensa cada gota de suor perdida. O percurso completo está detalhadamente mapeado e publicado no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 2) da Kalapalo Editora.
Esporte praticado: Caminhada
Característica pessoal: Profissional
Comentário: Este guia ajuda e muito no planejamento para a trilha! Nunca tinha estado lá, mas depois de ler o livro já fui bem preparado. Fiz o ataque até o topo do PP acampando na fazenda Pico Paraná. Todas informações foram precisas.
Nota:
Esporte praticado: Caminhada
Característica pessoal: Profissional
Comentário: Ótimo guia... foi a primeira trilha q fiz utilizando-se dos guias da Kalapalo (já fiz outras três depois dessa!), fiz um teste, o guia é super-preciso, com todas as particularidades da trilha. O único problema é o excesso de umidade, mas isso faz parte da Mata Atlantica, o importante é levar materiais impermeáveis, ou colocar tudo em sacolinhas rsrsrs. Mas o guia está de parabéns.
Nota: